Reunião administrativa de março é nessa terça-feira, 28

Pauta é variada e discussões devem reforçar importância da atuação política para o fortalecimento estratégico das universidades estaduais e municipais

A reunião administrativa do mês de março da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) será realizada na próxima terça-feira (28), a partir das 14. Entre os itens da pauta, que está bastante variada, alguns destacam-se como o Programa de Mobilidade Nacional da Abruem, o pedido de filiação da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em fevereiro e a ação dos reitores junto à bancada federal.

Programa Nacional de Mobilidade Abruem (PMN)

Os encaminhamentos para dar início ao processo de seleção de intercambistas para o Programa de Mobilidade Nacional Abruem (PMN), referente ao segundo semestre de 2017, serão um dos pontos fortes da reunião. O PMN é uma das ações de destaque da Associação, já que faz parte de um esforço coletivo para aproximar e integrar as instituições de ensino superior afiliadas, possibilitando uma vivência cultural e institucional bastante rica para os estudantes de graduação. Nesse sentido, para seu fortalecimento, requer empenho das instituições e de seu gestores para que os processos de mobilidade ganhem robustez e obtenham números mais expressivos.

Relato da Audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia

Outro ponto a ser destacado na pauta da reunião de março é o relato sobre a ação política desenvolvida por reitores de universidades afiliadas à Abruem, no início do mês de março, junto aos deputados federais e, em especial, a audiência com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Para o presidente da Abruem, reitor Aldo Nelson Bona, o ato representa a retomada do fortalecimento político da Associação no que diz respeito a sua interação com o governo federal no sentido de discutir a necessidade de participação do governo federal no custeio das universidades estaduais e municipais. “Acredito que essa articulação deva continuar crescendo, mas isso depende muito da atuação de cada reitor na conexão com a bancada do seu estado para que nós possamos, cada vez mais, fortalecer essa reivindicação como uma demanda política, mas também como uma política essencial do ponto de vista do fortalecimento estratégico das nossas instituições”, avaliou.

Pedido de Filiação Univesp

A Abruem recebeu o pedido de filiação da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Por isso, uma análise preliminar sobre a solicitação será realizada na reunião do próximo dia 28. Avaliação que será levada para apreciação e deliberação na reunião do Conselho Pleno, que será realizada no mês de maio, durante o Fórum de Reitores da Abruem, que tem como promotora a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

60º Fórum Nacional de Reitores

Já está definido o hotel que abrigará os convidados e as atividades do 60. Fórum Nacional de Reitores da Abruem. Será o Village Premium Campina Grande. Paras facilitar para os reitores e universidades, a Secretaria da Associação já efetivou o bloqueio dos quartos, que ficarão pré-reservados até o dia 5 de maio – data limite para que todos os participantes confirmem a reserva. As vagas podem ser asseguradas pelo e-mail campinagrande1@hoteisvillage.com.br ou pelos telefones (83) 3310-8001 e 3310-8006. Para garantir o valor de diária negociado pela Associação orienta-se que o interessado se identifique como participante do 60. Fórum Nacional de Reitores da Abruem.

Viagem Internacional Austrália

A Missão Internacional da Abruem desse ano de 2017, que tem como destino a Austrália, também está entre os assuntos que serão debatidos na próxima terça-feira. Findado o prazo de inscrição para os interessados em integrar a comitiva, no total, vinte instituições de ensino superior afiliadas, de todas as regiões brasileiras, manifestaram interesse. Para melhor atender aos interesses e demandas das universidades brasileiras, a Embaixada da Austrália propôs a realização de uma reunião com os inscritos, objetivando definir quais são os objetivos e as expectativas dos participantes para a viagem técnica. Durante a assembleia administrativa de março, desse modo, deverá ser definida uma data e um local para a realização dessa audiência preparatória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *