Têm início trabalhos da CT de Gestão, Governança e Legislação

Câmara Técnica foi criada no Fórum de Reitores de Campina Grande

A Câmara Técnica (CT) de Gestão, Governança e Legislação, aprovada pelo Conselho Pleno de Reitores da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) durante o 60. Fórum Nacional de Reitores, realizado em Campina Grande, no último mês de maio, está iniciando seus trabalhos. A CT tem como presidente o reitor Regys Odlare Lima de Freiras, da Universidade Estadual de Roraima (UERR), que explica que a Câmara tem por finalidade auxiliar, compartilhar e propor medidas que visem o aprimoramento da atividade-meio nas instituições afiliadas à Abruem.

“Levando-se em consideração que o tripé fundamental das instituições de ensino superior é a efetiva oferta de ensino, pesquisa e extensão, necessário se faz que cada vez mais a atividade de suporte seja fortalecida por meio de processos gerenciais que diminuam a burocracia e garantam o pleno desenvolvimento das Instituições”, explica Regys. “Sendo assim, a adoção de boas práticas administrativas, alinhadas à medidas legais que garantam a autonomia orçamentária e financeira, representam indicadores de sucesso que refletirão no desenvolvimento socioeconômico da região em que a Instituição de Ensino Superior estiver instalada”.

Entre as primeiras ações está um levantamento referente à autonomia orçamentária e financeira das instituições de ensino superior afiliadas à Abruem. Para isso, é solicitado que os conteúdos referente à temática presente nas constituições e outras legislações estaduais sejam repassados aos integrantes da CT. O prazo de envio é 31 de julho. Respostas e documentos devem ser enviados para abruem@abruem.org.br ou abruem@gmail.com.

A Câmara Técnica também pretende iniciar discussões relacionadas à modelos de gestão, como as parcerias público-privadas, o Regime Direto de Contração e Buit-To-Suit. “A finalidade”, afirma o reitor Regyz, é subsidiar as afiliadas da Abruem nos futuros investimentos em infraestrutura”. Outros assuntos que devem pautar os trabalhos da CT são o Controle Interno, a Prestação de Contas e o Relatório de Gestão das afiliadas.

Integram, também a CT de Gestão, Governança e Legislação – que tem como secretário Sérgio Mateus, da UERR – a reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan (UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná); Maria do Socorro Cavalcanti (UPE – Universidade de Pernambuco); Matheus Azevedo Ferreira Fidelis (Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina); Francisco Lledo dos Santos (Unemat – Universidade do Estado de Mato Grosso); Juliene Rezende Cunha ( Unifimes – Centro Universitário de Maneiro); reitor Sandro Roberto Valentini e Rogério Buccelli ( Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho); Melissa Franchini Cavalcanti Bandos e reitor José Alfredo de Pádua Guerra (Uni-Facef – Centro Universitário de Franca) e Francisco do O’de Lima Júnior (Urca – Universidade Regional do Cariri).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *