Abruem participa de encontro sobre educação superior promovido pelo Iesalc/Unesco

Presidente da Associação integrará mesa-redonda na terça-feira (29)

O Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc), braço da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), realizará nos próximos dias 28 e 29 de agosto, em Porto Alegre, o VIII Encontro de RedES (Redes de Educação Superior) Universitárias e Conselhos de Reitores da América Latina e Caribe. A reunião configura-se como uma etapa preparatória para a III Conferência Regional de Educação Superior, que terá como sede a Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina. A CRES é realizada a cada dez anos e tem como objetivo, segundo o diretor do Iesalc/Unesco, Pedro Henriquez Guajardo, discutir e acordar estratégias que permitem continuar a desenvolver e fortalecer a edução superior na América Latina e no Caribe.

Em Porto Alegre, os participantes convidados – redes que agrupam universidades de distintos países da região, conselhos de reitores e representantes de organismos e agências de cooperação ligadas ao ensino superior – debaterão a temática “A educação superior regional frente aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis”. A programação é composta por duas conferências e cinco painéis.

Rosaura Ruiz Gutiérez, da Unam (Universidade Nacional Autônomo do México), abrirá o evento com a palestra “Conhecimento e inovação – Desafios para a Educação Superior”. Já a segundo conferência, intitulada “III Conferência Regional de Educação Superior, Córdoba, Argentina, junho de 2018 (CRES 2018), estará a cargo de Francisco Tamarit, ex-reitor da Universidade Nacional de Córdoba e coordenador-geral da comissão organizadora do CRES 2018, e de Pedro Henriquez Guajardo, diretor do Iesalc/Unesco.

Já os painéis abordarão as temáticas “Educação Superior: Investigação e desenvolvimento sustentável”; “Educação Superior e garantia de qualidade”; “Educação Superior: Inovação, ciência e tecnologia”; “Educação Superior, internacionalização e integração regional”; e “Diversidade: desafio social para a educação superior regional na perspectiva da inclusão”.

O reitor Aldo Nelson Bona (Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste), representando a Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) na condição de seu presidente, integrará o Painel 3, sobre inovação, ciência e tecnologia, juntamente com os representantes da Associação de Universidades Grupo de Montevidéo (AUGM); da Organização Universitária Interamericama (OUI-IOHE); e da Rede de Universidades Tecnológicas e Politécnicas da América Latina e Caribe (RUTyP).

O convite pela Iesalc/Unesco para a participação da Abruem e de Aldo Bona no Encontro foi articulada pelo reitor da Universidade Nacional de Jujuy (UNJu), em Jujuy, na Argentina, Rodolfo Alejandro Tecchi, que também é presidente do Cosejo Interuniversitario Nacional (CIN), que reúne todas as instituições de ensino superior públicas da Argentina. Tecchi e Bona mantêm diálogos frequentes devido a participação de ambos na Zicosur Universitário (Rede de Universidades da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul). Durante a estada em Porto Alegre, os dois reitores têm programada reunião para discutir a pauta de um encontro entre a Abruem e o CIN, com participação das Diretorias Executivas das duas associações, que será realizada em Foz do Iguaçu, no mês de outubro.

Também na capital gaúcha, o presidente da Abruem participará de uma audiência com o coordenador-geral do CRES 2018, Francisco Tamarit, visando articular a participação da Abruem na III Conferência Regional de Educação Superior.

Para 2018, o CRES alguns eixos temáticos definidos já estão definidos: A educação superior como parte do sistema educativo na América Latina e Caribe; Educação superior, diversidade e interculturalidade na América Latina; Educação Superior, internacionalização e integração da América Latina e do Caribe; O desenvolvimento da educação superior frente aos desafios sociais da América Latina e Caribe; A investigação científica, tecnológica e a inovação como motor de desenvolvimento humano, social e econômico da América Latina e Caribe; O papel estratégico da Educação Superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e Caribe; Os cem anos da Reforma Universitária de Córdoba”.

Uma ideia sobre “Abruem participa de encontro sobre educação superior promovido pelo Iesalc/Unesco

  1. Telma Gimenez

    Participará também do evento a Reitora da Universidade Estadual de Londrina, Profa. Dra Berenice Quinzani Jordão, a convite da organização. Ela fará uma apresentação da Red Zicosur Universitária, a qual preside, no Painel “Educación superior, internacionalización e integración regional”. O objetivo do painel é trazer reflexões sobre as temáticas relevantes, a partir de debates no interior das diversas redes, a serem levadas para a CRES 2018. Sua participação será no dia 29 de agosto, às 10h30.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *