Governo da Hungria apresenta proposta de Missão Internacional à Abruem

Convite foi feito durante a reunião administrativa do mês de agosto, na última quarta-feira (30)

Reunião foi realizada na sede da Abruem

Os reitores Arisa Araújo da Luz (UERGS), Carlos Luciano Sant’Ana Vargas (UEPG), Evandro do Nascimento Silva (Uefs), Fábio Edir (UEMS), Haroldo Reimer (UEG), Ita de Fátima (Unifimes), José Alfredo de Pádua Guerra (Uni-Facef), José Jackson Coelho Sampaio (UECE), Regys Odlare Lima Freitas (UERR), Rubens Cardoso da Silva (UEPA), e Sebastião Lázaro Pereira (UniRV) estiveram em Brasília na última quarta-feira (30), participando da reunião administrativa do mês de agosto da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), que foi conduzida pela vice-presidente da entidade, reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro. Também participaram da assembleia o reitor em exercício e do chefe de Gabinete da Udesc, Leandro Zvirtes e Thiago César Augusto, respectivamente; o vice-reitor da Unesp, Sérgio Roberto Nobre; e a assessora de Relações Institucionais da UPE, Noema Gouveia.

Os resultados e encaminhamentos da reunião realizada na manhã do mesmo dia com a Embaixada da Austrália sobre a Missão Internacional de 2017 da Abruem; e as avaliações do 60. Fórum Nacional de Reitores, realizado pela UEPB, em Campina Grande, e da reunião do mês de julho realizada na sede da UERJ, no Rio de Janeiro foram algumas das pautas discutidas pelos reitores e representantes das universidades afiliadas.

Além disso, a reunião contou com a participação, em atendimento a uma demanda apresentada à Abruem, de quatro representantes da Embaixada, do Consulado e de universidades da Hungria: Balázs Nagy, professor da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste (BME) e representante para o Brasil da Conferência dos Reitores Húngaros (MRK); Gyula Misi, conselheiro da Embaixada da Hungria; Balázs József, adido para assuntos Educacionais e Culturais do Consulado Geral da Hungria em São Paulo; e Péter Sutyinszki, adido comercial da Embaixada húngara.

“O professor Balázs Nagy apresentou à Abruem uma proposta articulada, conjuntamente, pela Conferência de Reitores e pelo Estado da Hungria”, explicou a reitora Adélia. “Ele afirmou aos reitores presentes que há uma decisão do estado húngaro em receber uma comitiva de universidades brasileiras vinculadas à Abruem em 2018. Para isso, apresentaram uma proposta de missão que envolve duas semanas de trabalho, permitindo o encontro dos membros da comitiva das universidades estaduais e municipais brasileira com reitores de instituições de ensino superior da Hungria e de outros sete países do centro-leste europeu. Segundo a explanação, visitaríamos e conheceríamos universidade húngaras e de outros três países”.

Os representantes da Embaixada e do Consulado reiteraram a disposição do governo e das universidades húngaras em auxiliar e apoiar a missão. De acordo com a vice-presidente da Abruem, eles foram muito enfáticos quanto ao interesse na aproximação, visando o intercâmbio de estudantes de graduação, de pós-graduação strictu senso, e de pesquisadores. Um dos aspectos abordados por eles trata da importância da aproximação como forma de ampliar a compreensão e a valorização da cultura brasileira e da língua portuguesa pelos húngaros e vice-versa.

As universidades da Hungria receberam, durante o período de vigência do Programa Universidade Sem Fronteiras, 2.200 estudantes brasileiros. Esse intercâmbio foi avaliado como excelente e, em decorrência disso, governo húngaro, lançou um programa próprio de apoio a estudantes brasileiros que queiram passar por processo de mobilidade na Hungria, ofertando anualmente 50 bolsas de estudo. “A apresentação e a proposta foram acolhidas com bastante entusiasmo pelos reitores e assessores presentes. Vamos voltar a avaliá-la no momento oportuno. Ou seja, quando começarmos a discutir o destino da missão internacional da Abruem em 2018”, avaliou Adélia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *