Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais retomará atividades

Ações foram estabelecidas em reunião com a presidência da Abruem

O presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), reitor Aldo Nelsom Bona (Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste) reuniu-se, na última terça-feira (22), com o presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais, deputado federal Cleber Verde. O objetivo do encontro foi estabelecer uma nova agenda de ações conjuntas entre a Abruem e a Frente Parlamentar em defesa das instituições de ensino superior públicas estaduais e municipais do Brasil.

O ministro Mendonça Filho, da Educação, participará da reunião no próximo dia 10

“Nosso tema principal, nesse momento, é o Pnaest (Programa Nacional de Assistência Estudantil para Instituições de Educação Públicas Estaduais). Isto é, a necessidade imperiosa do imediato retorno desse Programa para as universidades estaduais e municipais, para o financiamento da assistência estudantil, cujo último edital refere-se ao ano de 2014”, explica Aldo Bona. Desde então, as instituições de ensino superior estaduais não receberam nenhum recurso por terem aderido ao Sisu e ofertarem vagas de curso superior via Sistema de Seleção Unificada do governo federal.

O assunto será colocado em debate em reunião – organizada pela Frente Parlamentar, que será realizada no próximo dia 10 de outubro, às 16h00, na Câmara dos Deputados, em Brasília – e que contará com a participação do ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho. A audiência reunirá deputados e senadores membros da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais e, também, os reitores das instituições afiliadas à Abruem.

O deputado Cléber Verde e o presidente da Abruem discutiram retomada das ações da Frente Parlamentar

Segundo o deputado Cleber Verde, é “essencial que a totalidade dos reitores das 45 universidades estaduais e municipais estejam presentes nesse ato. Por isso, fazemos um apelo para que todos se programem e compareçam”. Além disso, completa Aldo Bona, é importante que cada reitor – a partir de uma lista, que será enviada pela secretaria da Abuem – entrem em contato com os parlamentares do seu estado, que integram a Frente Parlamentar, para que também estejam presentes”.

Na ocasião, a Abruem também apresentará uma nova versão da sua proposta de financiamento das universidades estaduais e municipais, por parte do governo federal, como contrapartida ao esforço que estados e municípios fazem para a oferta da Educação Superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *