Abruem firma convênio com associação de reitores da Argentina

CIN reúne 56 universidades públicas do país vizinho

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) tem um novo parceiro estratégico: o Consejo Interuniversitário Nacional (CIN), entidade altamente respeitada na Argentina e que reúne universidades públicas (federais e estaduais) do país. Um acordo amplo foi firmado entre as entidades no final da tarde desta quinta (05), em Foz do Iguaçu, durante encontro técnico entre as Diretorias Executivas das duas entidades.

Programas de intercâmbio de alunos, por exemplo, ajudam a construir formas de cidadania e fortalecem a América Latina”, avaliou o presidente do CIN, Rodolfo Tecchi, também reitor da Universidad Nacional de Jujuy (UNJu). As mobilidades estudantis configuram um dos pontos do termo de cooperação, que prevê ainda realização conjunta de eventos científicos, dentre outros pontos.

Representantes das universidades brasileiras e paraguaias posam ao final da reunião (Foto: Marcio Fernandes)

A comitiva da Abruem foi liderada pelo presidente da Associação, reitor Aldo Nelson Bona (Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro), e teve a presença também da vice-presidente da entidade, reitora Adélia Pinheiro (Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc) e dos reitores Fábio Edir Costa (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS), Paulo Sérgio Wolff (Universidade Estadual do Oeste – Unioeste), Antônio Carlos Aleixo (Universidade Estadual do Paraná – Unespar), e Fátima Padoan (Universidade Estadual do Norte do Paraná – Uenp). Também integrou a comitiva a vice-reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Eliane Kolchinski. O chefe de Gabinete da Reitoria da Unicentro, Marcio Fernandes, também participou da agenda.

Pela Argentina, além de Tecchi, estiveram presentes os reitores Norberto Caminoa (Universidad Nacional de Chilecito – Undec), Augusto Parmetler (Universidad Nacional de Formosa – Unaf), Hernan Vigier (Universidad Provincial del Sudoeste – Upso) e os vice-reitores Elvio Rios (Universidad Nacional del Nordeste – Unne) e Juan Bózzolo (Universidad Provincial de Entre Rios – Uader).

Durante os debates, o presidente da Abruem destacou diversas fortalezas da entidade, como a elevada interiorização das 45 afiliadas, atuando em 22 Estados brasileiros. “A Educação Superior é um direito da sociedade e, por isso, é um dever do Estado prover tal condição”, comentou o reitor Caminoa, sendo apoiado por todos os presentes no encontro técnico.

2 ideias sobre “Abruem firma convênio com associação de reitores da Argentina

  1. Adriana

    Bom dia! Por favor peço esclarecimento sobre como se dará os intercâmbios dos alunos das Universidades afiliadas a ABRUEM. Será por editais? Ou receberemos emails com mais informações?
    Att,

    Responder
    1. Abruem Autor do post

      Em breve esse assunto será tratado detalhadamente em reunião administrativa e, na seqüência, mais informações serão encaminhadas aos reitores e também via Informativo da Associação/Site.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *