Mudanças no Programa de Mobilidade Nacional (PMN) edição 2018

Processo de oferta de vagas e seleção de estudantes já está em andamento

O Edital da Edição 2018 do Programa de Mobilidade Nacional (PMN) da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) já foi divulgado pela Câmara de Internacionalização e Mobilidade e os prazos para a oferta de vagas pelas instituições, que será seguido pela inscrição e seleção dos estudantes interessados, já estão em andamento.

Segundo o presidente da Câmara, reitor Haroldo Reimer (Universidade Estadual de Goiás – UEG), a necessidade de remodelamento do PMN tem sido discutida nas últimas reuniões da Câmara Técnica. Desse modo, surgiu “uma proposta de unificação da seleção de candidatos à mobilidade, que, inicialmente, acontecerá com a execução de um edital único de seleção, com o intuito de simplificar e expandir o controle sob as candidaturas a partir das vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino superior afiliadas à Abruem”, conta.

A partir daí, as candidaturas dos estudantes devem ser apresentadas à universidade de origem e serão encaminhadas às instituições de destino pelo coordenador local do PMN. Na sequência, as etapas permanecerão iguais as dos anos anteriores, conforme cronograma:

09 a 31/10/2017: envio do formulário de vagas e cursos

14 a 30/11/2017: inscrição dos candidatos na IES de origem

01 a 04/12/2017: envio das candidaturas para as IES de destino

05 a 15/12/2017: análise das candidaturas e envio das Cartas de Aceite ou de Recusa

1. semestre de 2018: início das aulas em processo de mobilidade conforme calendário acadêmico de cada instituição

“Já para o próximo Edital, será elaborado um sistema que vai unificar a oferta e a seleção de candidatos em nível nacional de forma simultânea”, complementa o reitor Haroldo Reimer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *