Representantes de 34 países, de universidades brasileiras e de organizações internacionais participam, essa semana, da X Assembleia Geral e do IX Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Com a temática “Internacionalização da Educação Superior no Contexto de Mudanças Políticas e Econômicas Mundiais”, o evento é sediado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá.

Em seu estende, Abruem divulga a Associação e também suas universidade afiliadas
A programação aborda discussões que passam pela internacionalização do ensino superior sob diversos pontos de vista, boas práticas em contextos de crise econômica e política, intercâmbio de pes
quisadores, pesquisas conjuntas de alto impacto e fortalecimento da cooperação internacional. Para isso, foram convidados representantes da Organização de Estados Iberoame
ricanos, da Organização dos Estados Americanos, da Organização Pan-americana da Saúde, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), de embaixadas e ministérios, além de universidades dos cinco continentes.
Do Brasil, participam representantes dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e de universidades de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.
A Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) e suas 45 instituições de ensino superior afiliadas estão participando dos debates e, também, expondo suas ações na área de internacionalização em um estande próprio.
* com informações da Assessoria de Comunicação da UFMT