Abruem busca aproximação com TV Cultura para divulgação de audiovisuais das afiliadas

Emissora exibe produções de acadêmicos no programa Campus em Ação

A TV Cultura, emissora pública do estado de São Paulo com abrangência nacional, retomou, nesse ano, o programa Campus em Ação, que semanalmente exibe a produção audiovisual de estudantes de universidades brasileiras. O projeto já firmou parceria com mais de 30 instituições de ensino superior do país e, agora, há a possibilidade de passar a exibir, também, o material advindo das universidades estaduais e municipais.

O primeiro passo nesse sentido foi dado pelo presidente da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais), reitor Aldo Nelson Bona (Unicentro), que esteve em São Paulo, na TV Cultura para uma reunião com a diretora de Programação da emissora, Marisa Guimarães. “A partir de uma demanda dos cursos de Comunicação da Universidade Estadual do Centro-Oeste, da qual sou reitor, que solicitou à reitoria que fosse firmada uma parceria com a TV Cultura, foi vislumbrada a possibilidade de abrir as portas para que outras instituições do sistema também pudessem se beneficiar”, conta Aldo.

Marisa afirma que a visita foi uma grata surpresa para a TV Cultura e reforça que a emissora está empenhada na disseminação da produção audiovisual das universidades brasileiras e a oportunidade do programa Campus em Ação firmar parceria com as  universidades públicas municipais e estaduais é engrandecedora. “A TV Cultura disponibiliza o único espaço na televisão brasileira que dá visibilidade às produções audiovisuais realizadas por alunos dos diferentes cursos e disciplinas das universidades desse país”, esclarece.

O objetivo do Campus em Ação é resgatar, preservar e divulgar a diversidade da produção intelectual das universidades brasileiras. Ao fazer isso, além de incentivar o trabalho de pesquisa científica e valorizar novos talentos, também difundimos, nacionalmente, o perfil acadêmico das nossas instituições de ensino superior, mostrando as particularidades de cada uma”, complementa Marisa.

Para que o trabalho audiovisual seja exibido, as universidades interessadas, individualmente, precisam firmar parceria com a TV Cultura. Depois de assinado o convênio, devem ser enviados links dos trabalhos realizados pelos alunos para serem avaliados pela curadoria do programa. O Campus em Ação é exibido todo sábado, às 10h, com reexibição em horário alternativo às quintas-feiras, meia-noite. O programa conta, ainda, com um canal no YouTube, que armazena o que já foi ao ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *