Reitores se reúnem, em Brasília, para a última reunião administrativa de 2018 da Abruem

Pauta foi variada e contemplou pequeno balanço de ações de 2017 e projeções para o próximo ano

Os reitores das instituições de ensino superior afiliadas à Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) se reuniram, pela última vez nesse ano de 2017, em Brasília, para tratar de temas de interesse das universidades e, também da instituição. A reunião administrativa de dezembro foi realizada na quarta-feira (13), na sede da entidade, e teve assuntos variados, desde balanços de ações realizadas nos últimos meses desse ano – como a Missão à Austrália e o Fórum Nacional de Reitores realizado em Roraima – até projeções de atividades para 2018.

Missão Austrália

Um dos assuntos em pauta foi a avaliação da viagem à Austrália, principal ação de internacionalização da Abruem nesse ano de 2017l. Os integrantes da comitiva apresentaram um relato aos reitores que não puderam viajar sobre o trabalho lá desenvolvido. Este balanço foi acompanhado, também, pelo conselheiro para Educação da Embaixada da Austrália no Brasil, Nikolas Johnson, que estava em busca de coleta as impressões que ficaram da viagem para os reitores das universidades afiliadas à Abruem e, sobretudo, identificar se há ações concretas – e quais são elas – que entre instituições brasileiras e australianas motivadas ou proporcionadas pela viagem técnica.

60. Fórum Nacional de Reitores

A Secretaria Executiva da Abruem também apresentou, durante a reunião, a avaliação referente à organização, programação e debates do 61. Fórum Nacional de Reitores, realizado em Roraima. Os reitores tomaram conhecimento dos índices, já tabulados, obtidos a partir do preenchimento da avaliação pelos participantes. “A avaliação aponta para um grande êxito – tanto na temática, quanto nos aspectos de organização e logística. Além da pertinência e qualidade dos debates”, conta o presidente da Abruem, reitor Aldo Nelson Bona (Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste)

Sede própria

A reunião também abordou os desdobramentos de dois assuntos discutidos durante o encontro e deliberados pelo Conselho Pleno da Abruem. Um deles diz respeito à aquisição de um imóvel próprio para a instalação da sede da Abruem, que hoje funciona em local alugado. Segundo relato do presidente da Abruem, a Associação está negociando a compra salas onde hoje funciona a Abipti (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica). “A partir da decisão do Pleno, a aquisição vem sendo, agora, efetivada. Devemos assinar o contrato de compra e venda ainda essa semana”, afirma Bona. A mudança da Abruem para a nova sede está prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

Cres 2018

O segundo assunto que começou a ser discutido pelo Conselho Pleno e voltou à pauta da reunião administrativa de dezembro foi a participação da Abruem na Cres 2018 (III Conferência Regional de Educação Superior), promovida pelo Iesalc ( Instituto Internacional de Educação Superior para a América Latina e Caribe), braço da ONU (Organização das Nações Unidas). Durante a reunião 19 instituições de ensino superior estaduais e municipais afiliadas à Abruem confirmaram o interesse em participar da Conferência, durante o mês de junho, entre os dias 11 e 15, na Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina. “Até o momento, temos a perspectiva de formação de uma comitiva de representantes da nossa Associação formada por, aproximadamente, 25 pessoas”, relata Aldo. Esses números vão subsidiar a Secretaria Executiva da Abruem, que fará uma viagem precursora, no início do próximo ano, visando a preparação da estrutura logística para a participação da Associação.

Ainda sobre a Cres 2018, o presidente da Abruem, Aldo Nelson Bona, afirma que a Associação está “buscando uma articulação com a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) para produzirmos um documento conjunto referente à abordagem da temática da Cres, a partir da perspectiva das nossas instituições públicas, ligadas as duas entidades”, declara.

Campus em Ação

A reunião administrativa de dezembro contou, ainda, com a participação da diretora de Programação da TC Cultura, Marisa Guimarães. Ela apresentou, a convite da presidência da Abruem, o programa Campus em Ação e, aproveitando a ocasião, formalizou o convite para que as afiliadas da Abruem assinarem os Termos de Adesão e de Parceria com a emissora, para que sejam encaminhadas pelas universidades e exibidas pelo programa as produções audiovisuais dos estudantes das afiliadas à Abruem.

O Campus em Ação vai ao ar aos sábados, às 9h. Porém, em 2018, haverá mudança na grade da TV Cultura e ele passará a ser exibido às 11h, também no sábado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *