Últimos dias para se inscrever e confirmar participação em comitiva da Abruem na Cres 2018

Associações brasileiras discutirão antecipadamente posicionamentos conjuntos para a Conferência

A Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe, a Cres 2018, está se aproximando. Organizada pelo Iesalc (Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe), braço da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em parceria com a Universidade Nacional de Córdova, com o Conselho Interuniversitário Nacional da Argentina (CIN), e com a Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério de Educação e Esportes da República Argentina (SPU), o encontro ocorrerá entre os dias 11 e 15 de junho, na cidade de Córdoba, na Argentina.

A Cres é o evento mais importante do Sistema de Educação Superior da América Latina e do Caribe e tem como objetivo analisar e debater a situação do sistema de educação na região e delinear um plano de ação conjunto para os próximos dez anos. “Nós precisamos reafirmar o sentido da educação como um bem social e um direito humano, portanto, um dever e uma responsabilidade do Estado”, esclarece Francisco Tamarit, ex-reitor da Universidade Nacional de Córdoba e integrante do Comitê Executivo da Cres 2018.

Nesse sentido, a Conferência contará com sete eixos temáticos privilegiados para a discussão: 1. Desenvolvimento da Educação Superior frente aos desafios sociais da América Latina e do Caribe; 2. A Educação Superior como parte do sistema educativo na América Latina e no Carine; 3. Educação superior, diversidade cultural e interculturalidade na América Latina; 4. Educação Superior, internacionalização e integração na América Latina e no Caribe; 5. O papel estratégico da Educação Superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe; 6. A investigação científica e tecnológica e a inovação como motores do desenvolvimento humano, social e econômico para a América Latina e o Caribe; e 7. 100 anos da reforma universitária de Córdoba – Faça-se um novo manifesto da Educação Superior latinoamericana.

A Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) já tem presença confirmada na Cres 2018 e – em conjunto com a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil) e com o Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) – está organizando um encontro preparatório para a Conferência. “O objetivo”, explica o presidente da Abruem, reitor Aldo Nelson Bona (Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste), “é nos dividirmos em grupos de trabalho para discutir os sete temas da Cres e, na sequência, tirar um posicionamento conjunto das instituições públicas brasileiras de ensino superior e formatarmos um documento único a ser apresentado na Conferência”. A ação está marcada para o dia 24 de abril, e terá como sede a UnB (Universidade de Brasília).

Hotel American Cordoba Park abrigará a delegação da Abruem ficará

Os reitores das universidades afiliadas à Abruem – assim como os demais membros dessas instituições – que desejam integrar a comitiva da Associação na Cres 2018 devem confirmar a reserva no Hotel American Cordoba Park, até o próximo dia 19 de março. Para isso, devem entrar em contato com o setor de reservas, identificar-se como participantes da Conferência Regional de Educação Superior e pagar 50% do valor total das diárias (o valor integral de cada uma delas, sem café da manhã, é de 88 dólares. A partir dessa confirmação de participação, a Abruem iniciará os procedimentos de organização logística, como a contratação de transporte.

Para se inscrever na Cres 2018 clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *