Definida programação do Encontro Preparatório para a Cres 2018

Promoção é da Andifes, do Conif e da Abruem

O Encontro Preparatório para a Cres 2018 (Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe) promovido, conjuntamente, pela Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil), pelo Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e pela Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) já tem data confirmada: 24 de abril.

Na ocasião, os dirigentes das universidades integrantes do sistema público de ensino superior brasileiro se reunião em Brasília tendo como principal objetivo a elaborarão um documento com a posição das instituições, que será defendida no mês de junho, durante a Cres, em Córdoba, na Argentina.

Para isso, uma programação foi especialmente pensada. “Pela manhã”, conta o presidente da Abruem, reitor Aldo Nelson Bona (Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste), “nós teremos uma explanação do diretor do Iesalc – Instituto Internacional da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para a Educação Superior na América Latina e no Caribe) – Pedro Henríquez Guajardo, que será seguida pela palestra ‘Financiamento Público da Educação Superior’, ministrada pelo ex-reitor da Universidad Nacional de Córdoba e coordenador-geral da Cres 2018, Francisco Tamarit”.

Já no período da tarde, os reitores participantes se dividirão em sete grupos de trabalhos, seguindo os sete temas centrais da Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe: 1. Desenvolvimento da Educação Superior frente aos desafios sociais da América Latina e do Caribe; 2. A Educação Superior como parte do sistema educativo na América Latina e no Carine; 3. Educação superior, diversidade cultural e interculturalidade na América Latina; 4. Educação Superior, internacionalização e integração na América Latina e no Caribe; 5. O papel estratégico da Educação Superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe; 6. A investigação científica e tecnológica e a inovação como motores do desenvolvimento humano, social e econômico para a América Latina e o Caribe; e 7. 100 anos da reforma universitária de Córdoba – Faça-se um novo manifesto da Educação Superior latinoamericana.

Cres 2018

A Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe, a Cres 2018, está se aproximando. Organizada pelo Iesalc (Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe), braço da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em parceria com a Universidade Nacional de Córdova, com o Conselho Interuniversitário Nacional da Argentina (CIN), e com a Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério de Educação e Esportes da República Argentina (SPU), o encontro ocorrerá entre os dias 11 e 15 de junho, na cidade de Córdoba, na Argentina.

A Cres é o evento mais importante do Sistema de Educação Superior da América Latina e do Caribe e tem como objetivo analisar e debater a situação do sistema de educação na região e delinear um plano de ação conjunto para os próximos dez anos. “Nós precisamos reafirmar o sentido da educação como um bem social e um direito humano, portanto, um dever e uma responsabilidade do Estado”, esclarece Francisco Tamarit, ex-reitor da Universidade Nacional de Córdoba e integrante do Comitê Executivo da Cres 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *