Durante a Cres, Abruem e RUP firmam convênio de ampla cooperação

Associações congregam universidades estaduais do Brasil e provinciais da Argentina

A Abruem (Associação Brasileira dos Reitores da Universidades Estaduais e Municipais) aproveitou o período de realização da III Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe para buscar aproximações com instituições de ensino superior do continente, visando a internacionalização de suas associadas. No segundo dia de atividades da Cres 2018, por exemplo, a entidade brasileira oficializou um acordo de ampla cooperação com a RUP, que é a Rede de Universidades Provinciais da Argentina. Essa aproximação teve início no final do mês de abril, também na cidade argentina de Córdoba, quando a associação do país vizinho convidou a Abruem para participar de um encontro preparatório para a Cres e, simultaneamente, promoveu o I Encontro Abruem-RUP.

Presidente da Abruem e vice da RUP assinam Termo de Cooperação Ampla (Foto: Ariane Pereira)

Durante a assinatura do convênio, o presidente da Abruem, reitor Aldo Nelson Bona (Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste), aproveitou para detalhar a constituição da Associação, formada por 45 universidades estaduais e municipais. “Estamos em todo o território brasileiro. Somos uma rede muito importante, ofertando quase metade de todas as vagas de ensino superior em universidades públicas do Brasil e produzindo quase metade da ciência e da tecnologia do país”, afirmou.

Bona também aproveitou a ocasião para reforçar a mudança de direcionamento das políticas de internacionalização das universidades afiliadas à Abruem. “No Brasil, até muito pouco tempo, quando nós falávamos em cooperação internacional logo mirávamos para a Europa e os Estados Unidos. Agora, temos feito um esforço para mudar isso, no sentido de pensar e reforçar que a cooperação latino-americana é essencial, fundamental para nosso continente e para nossas universidades”.

Pela associação argentina, assinou o termo de cooperação o vice-presidente da RUP, reitor Aníbal Sattler, da Universidade Autônoma de Entre Rios (Uader). Em seu discurso, ele reiterou que a Rede de Universidades Provinciais é uma iniciativa recente, tendo início há apenas três anos, e que, por isso, tem na Abruem um exemplo. “Começamos a crescer a partir do momento que nos constituímos como rede e tomamos essa decisão porque estávamos convencidos de que nossas universidades têm uma realidade muito particular em relação às universidades nacionais, que são a maioria em nosso país. A provinciais têm uma proximidade muito maior com a comunidade e isto só é possível pelo nosso caráter, ou seja, somos locais. Essa é nossa particularidade. Ou seja, trabalhar em conjunto com as cidades, com os municípios para levar a educação superior para aqueles que, de outra maneira, não poderiam chegar à universidades e, dessa forma, estavam excluídos do sistema”, disse.

O reitor da Uneb, José Bites de Carvalho (ao fundo), é uma das testemunhas da assinatura (Foto: Ariane Pereira)

Sobre o acordo de cooperação, Sattler enfatizou que as universidades integrantes da RUP estão felizes ao firmá-lo. Também ressaltou que a primeira ação possibilitada pela parceria já tem data para ocorrer: agosto desde ano, quando reitores e diretores dos Escritórios de Relações Internacionais das universidades associadas participarão de uma uma missão. “Vamos conhecer as universidades paranaenses e estreitar laços. Daí, certamente, surgirão possibilidades de intercâmbio estudantil, de pesquisas conjuntas entre nossos docentes, assim temos muitas expectativas para começarmos a trabalhar juntos”.

A Rup é formada por sete instituições de ensino superior: a Uader, a UPC (Universidade Provincial de Córdoba), o Iupa (Instituto Universitário Patagônico de Artes), a UDC (Universidade de Chubut), Upso (Universidade Provincial do Sudoeste), UPE (Universidade Provincial de Ezeiza) e Imes (Instituto Missioneiro de Educação Superior).00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *