Missão Internacional Hungria 2018: 04 e 05 de julho

Reitores visitam últimas universidades em busca de parceria

No dia quatro de julho, os integrantes da missão da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) estiveram na cidade de Eger, onde foram recebidos na Eszterházy Károly University. A visita técnica teve início com um tour pelo prédio histórico, incluindo a biblioteca do século XVIIIO prédio, toda sua estrutura de madeira e os livros são originais, incluindo obras raras publicadas a partir do ano de 1034. O passeio incluiu uma visita à torre do prédio, onde fica um observatório astronômico, com equipamentos do século XVII. Na sequência, foram levados ao dark room, de onde se pode ver a cidade toda com equipamentos antigos, do século XVIII< criados a partir de espelhos que refletem como se fossem câmaras filmadoras.

Na recepção, o reitor da Eszterházy Károly University ressaltou sua admiração pelo Brasil e que a distância entre os dois países, em sua perspectiva, é apenas geográfica. Para exemplificar, citou que receberam, nos últimos anos, estudantes brasileiros pelo Stipendium Hungaricum. Um estudante brasileiro que está em mobilidade na Universidade foi convidado a falar de sua experiência.

Quinta-feira, 05 de julho

Já no penúltimo dia de missão, a comitiva esteve na Nyíregyházi University, fundada em 1914 como instituto real de formação de professores e, em 1959 iniciou o teaching training. Atualmente, tem 4.000 alunos e 12 institutos, ofertando cursos nas áreas de Ciências Agrícolas, Humanidades, Economia, Tecnologia e Inovação, Engenharias e Artes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *