Capes e Fapergs participam de reunião administrativa da Abruem

A reunião foi realizada na sede da Uergs, em Porto Alegre

Reitores participam de reunião administrativa da Abruem

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 24, reunião administrativa da Associação Nacional dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Participaram do evento, que ocorreu na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, o presidente da Abruem, Haroldo Reimer, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeta, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin, além de reitores de universidades de diversos estados brasileiros.

Em sua fala, Abílio Baeta apresentou aos participantes um panorama das atividades da Capes. Ele ressaltou, sobretudo, que neste ano foi possível resgatar e reconstituir o orçamento para atender às demandas correntes de 2018 e assegurar orçamento para 2019.

Entre as temáticas discutidas está o processo de internacionalização nas universidades

Durante as discussões a respeito do processo de internacionalização nas universidades, o presidente da Capes sinalizou a possibilidade do lançamento de novos editais voltados à essa área, bem como a possibilidade de programas de balcão formatados conforme demandas qualificadas a partir de um conjunto de instituições.

Ainda sobre internacionalização, os presentes definiram Argentina e Chile como os destinos da missão internacional de 2019 da Abruem. O objetivo é fortalecer as relações entre as Universidades Estaduais dos três países.

Durante a reunião, também foram feitos planejamentos para o próximo Fórum da Abruem, que será realizado de 12 a 14 de novembro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A temática do Fórum será voltada para a importância das Universidades Estaduais e Municipais para o desenvolvimento local e regional dos estados.

A próxima reunião administrativa da Abruem está prevista para ser realizada em 24 de outubro, em Brasília.

Assessoria de Comunicação Social da Abruem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *