Argentina e Chile são escolhidos como destino da Missão Internacional da Abruem de 2019

O objetivo da missão do próximo ano é estabelecer convênios e intercâmbios com países da América Latina

A missão internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) de 2019 já tem destino: Argentina e Chile. O presidente da Abruem, Haroldo Reimer, e o secretário executivo da Associação, Carlos Roberto Ferreira, visitaram nesta semana as embaixadas dos dois países.

Em 2019 a missão tem como meta uma aproximação entre as Instituições de Ensino Superior chilenas e argentinas com as brasileiras. As visitas tiveram como objetivo estabelecer contato com as embaixadas para possíveis apoios nas definições práticas da missão, como elaboração de roteiro, agendamento de visitas, entre outras ações necessárias ao bom andamento dos trabalhos.

Durante as visitas, a Abruem foi recebida, na embaixada do Chile, pelo conselheiro-cônsul, encarregado de Assuntos Educacionais, Javier Eduardo Matta Manzano. Já na embaixada argentina a Associação foi recebida pelo embaixador, Carlos Alfredo Magariños, e pela ministra e chefe do departamento cultural do local, Maria Laura de Rosa.

Missão

A Abruem tem, dentre seus objetivos, o de promover ações que favoreçam a internacionalização de suas afiliadas. De acordo com Haroldo Reimer, nos últimos anos a Associação já promoveu missões de intercâmbio a mais de 15 países nos mais diferentes continentes. “Os resultados das missões sempre são convênios e acordos de cooperação que resultam em várias ações de intercâmbio entre nossas universidades e diversas instituições dos países visitados”, destaca.

A cada ano, os reitores das instituições afiliadas definem o país que se pretende visitar no ano seguinte, tendo por base a avaliação da possibilidade de concretizar o maior número de parcerias de ganho recíproco. As viagens são compostas de uma delegação de aproximadamente 25 reitores e representantes das Instituições de Ensino Superior associadas, cumprindo agenda previamente acordada e elaborada em parceria com a Embaixada do país a ser visitado, sempre com o conhecimento do Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

Assessoria de Comunicação Social da Abruem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *