Reitores de IES associadas à ABRUEM discutem mobilidade em Campo Grande

O 63º Fórum da Abruem receberá 46 reitores de todas as regiões brasileiras

Entre os dias 12 e 14 de novembro, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) receberá reitores de Instituições de Ensino Superior (IES) durante o 63º Fórum da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Entre os assuntos em pauta no Fórum, está a mobilidade acadêmica, como um processo de alargando os horizontes do jovem estudante do Brasil.

O Fórum deve reunir 46 reitores buscando ampliar o seu relevante papel integrador. “O objetivo do Fórum é propiciar um espaço de encontro e discussão aos reitores das universidades associadas”, explica do Reitor da UEMS, professor doutor Fábio Edir dos Santos Costa.

Os debates, que são realizados em Câmaras Técnicas, terão o Programa de Mobilidade Nacional, como tema. O programa foi lançado em 2014 por iniciativa das IES associadas a Abruem, com intuito promover o intercâmbio estudantil e aproximar os programas de graduação das Instituições de Ensino Superior do sistema público estadual e municipal no Brasil. “A Abruem, acredita que a mobilidade estudantil abrirá as portas para o mundo, alargando os horizontes do jovem estudante, futuro profissional deste país, expondo-o a diferentes culturas, ao exercício do respeito aos costumes regionais e dos preceitos na formação da identidade nacional”, afirma o Reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Presidente da Abruem, Haroldo Reimer.

Em 2018, 12 estudantes conseguiram participar do programa de mobilidade nacional. Para 2019, serão disponibilizadas 1267 vagas para mobilidade. Quanto à mobilidade internacional, a Abruem possui acordos com países como China, Chile, Cuba, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Bélgica, Coréia do Sul, França, Canadá, Irlanda do Norte, Inglaterra, País de Gales e Escócia, Austrália e Hungria.

O Fórum da Abruem terá sua abertura no dia 12, às 20h, no auditório da UEMS, em Campo Grande, na Av. Dom Antônio Barbosa, 4155 – Vila Santo Amaro. As discussões em câmaras temáticas serão realizadas nos dias 13 e 14 de novembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UEMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *