Reitores são homenageados em abertura do Fórum da Abruem

O Fórum, que está sendo realizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, se encerrará na próxima quarta-feira, 14

Nesta segunda-feira (12), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou a abertura do 63º Fórum da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento aconteceu no Auditório da UEMS, em Campo Grande, e mostrou aos participantes um pouco da cultura regional.

Durante a abertura, ex-reitores de instituições afiliadas à Abruem receberam por parte da Associação, Diploma de Associado Honorário. O objetivo foi o de reconhecer os trabalhos de excelência desenvolvidos durante seus anos de reitorado. Os homenageados estiveram à frente das universidades entre 2010 a 2018. “O trabalho desses homens e mulheres foi imprescindível para elevar a qualidade da educação oferecida em suas instituições”, destaca o presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual de Goiás, Haroldo Reimer.

 

 

 

 

Foram homenageados Paulo Roberto Pinto Santos, ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Arisa Araújo da Luz ex-reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; José Rui Camargo, ex-reitor da Universidade de Taubaté; Perseu da Silva Aparício, ex-reitor da Universidade do Estado do Amapá (Ueap); Arisa Araújo da Luz, ex-reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, ex-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Dijon Moraes Junior, ex-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Berenice Quinzani Jordão, ex-reitora da Universidade Estadual de Londrina. O reitor da UEMS, professor doutor Fábio Edir dos Santos Costa também recebeu homenagem.

Cultura de MS

Os representantes de 46 Instituições de Ensino Superior (IES) que participaram do evento puderam conhecer as instalações da UEMS, decorada com plantas, flores e frutos da região de Aquidauana. Toda a ornamentação foi realizada pelo professor doutor Antônio Corrêa de Oliveira Filho, do curso de Agronomia da cidade.

Os sabores de Mato Grosso do Sul foram apresentados pelo professor Rodrigo Minohara, do curso de Turismo, da UEMS de Campo Grande. Além de pratos típicos como sopa paraguaia, linguiça de Maracajú com farofa de pequi e o tradicional sobá, os participantes puderam experimentar a guavira. A música foi apresentada como um espetáculo à parte, com execução de músicas regionais pelo músico Marcelo Loureiro.

Em seu discurso, o Reitor da UEMS, professor Fábio Edir dos Santos Costa elogiou o trabalho e o empenho da organização do evento. “É muito gratificante ver o carinho com que a equipe da UEMS trabalhou para recebê-los. Sejam bem vindos ao nosso estado”, disse Fábio aos representantes de IES.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da UEMS

Fotos: Adriano Boeno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *